A tecnologia dos veículos elétricos ganhou uma versão nacional

Mind7 Startup irá contar com a palestra Reinvenção na Indústria Automotiva, ministrada por Mahatma Marostica, fundador da empresa MOBILIS Veículos Elétricos, que desenvolve soluções para mobilidade com propulsão elétrica e acaba de lançar o veículo elétrico Li, um supercompacto urbano totalmente elétrico e conectado integralmente com a rede (ioT).

“Minha palestra vai abordar a conjuntura em que a indústria automotiva se encontra na confluência entre as tecnologias da informação e transmissão de dados. Darei um panorama do tamanho da disrupção que este mercado está prestes a enfrentar e quais as grandes oportunidades que tendem as surgir. Também farei uma breve apresentação do que estamos fazendo na MOBILIS Veículos Elétricos para contextualizar e ilustrar o tema”, explica ele.

Li: do sonho ao primeiro carro elétrico fabricado em SC

O projeto, inicialmente pensado para o mercado B2B, apresenta diversas inovações relacionadas à interface de usuário, algumas inéditas no mercado automotivo brasileiro, criadas especialmente para o Li. Para se ter uma ideia das novidades, o veículo projetado pela Mobilis traz partida por login, sistema de manutenção online conectado com a fábrica, que analisa o perfil do condutor e prevê problemas no sistema antes de acontecerem, head up display com projeção de dados importantes do sistema, como o velocímetro e carga da bateria, sistema de gestão de frota (TrackLi), entre outras.

A bateria de íons de lítio, que inspirou o nome do veículo, traz um diferencial competitivo para o Li. Se comparado aos produtos disponíveis no Brasil, como carros de golfe convencionais, importados da China ou EUA, por exemplo, que tem bateria com vida útil de três anos, o veículo da Mobilis permite uma duração de mais de 10 anos por conta da tecnologia avançada.

“Nós acreditamos em um modelo inovador de transporte e por isso confiamos no sucesso do Li. A partir dele, uma série de soluções voltadas para a mobilidade serão criadas para incentivar a mudança da cultural local, impulsionando a oferta e educando a população para um futuro onde os carros elétricos farão parte do cotidiano nas ruas”, acredita Paulo Bosquiero Zanetti, engenheiro elétrico e sócio da Mobilis.

Versão de rua está em processo de homologação

Atualmente, a Mobilis está comercializando a versão do Li para uso como veículo de vizinhança (em condomínios e indústrias). As unidades vendidas e estão sendo fabricadas na microfábrica da Mobilis, localizada em Santa Catarina.

A procura do público pela versão de rua é grande: centenas de pessoas já se cadastraram na lista de interessados em adquirir o Li para uso em vias urbanas, mesmo sem a marca ter divulgado a pré-venda e sabendo que o veículo atualmente está em processo de homologação. A previsão de que a versão do Li com portas, freios ABS e airbag comece a ser visto circulando pelas ruas brasileiras em 2020.

Sobre a Mobilis

A Mobilis surgiu no final de 2013, fundada pelos engenheiros mecânicos Mahatma Marostica, Thiago Hoeltgebaum e pelo engenheiro eletricista Paulo Bosquieiro Zanetti. A empresa se desenvolveu para traduzir as necessidades de mobilidade das pessoas e projetar veículos elétricos viáveis para uso no Brasil, com visão e padrões globais.

Em três anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa conta hoje com mais um sócio, o administrador Marcos Rafael Dal Moro, consolidou investimentos e ampliou sua estrutura com o objetivo de lançar o seu primeiro produto: um veículo elétrico de plataforma modular para ser utilizado tanto em resorts, condomínios, indústrias e serviços públicos. O futuro da Mobilis é gerar produtos sobre essa plataforma modular, incluindo uma versão para carro de rua. Aliás, o futuro chegou: na microfábrica, localizada em Palhoça (SC), o Li ganha cores e se prepara para iniciar um novo capítulo na história dos carros elétricos nacionais.

Mais informações sobre Mobilis estão disponíveis no site www.mobilis.me e nas redes sociais @mobilis.me.

Ficha técnica Li

Capacidade – Dois lugares

Comprimento – 2,67m

Largura – 1,59m

Altura – 1,59m

Peso – 450kg

Diâmetro de giro – 9m

Freios a disco

Suspensão independente nas quatro rodas (com dois amortecedores em cada uma)

Vão livre – 18cm

Motor – 10cv e 2,5 kgfm de torque

Bateria – 4,1 kWh (autonomia de até 50km) | 6,1 kWh (autonomia de até 100km)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Av. Rubem Bento Alves – Universitário, Caxias do Sul – RS, 95032-170

Sou investidor