Mind7 Startup será 100% sustentável, com todo o seu lixo gerenciado pelo aplicativo OSucateiro

O Mind7 Startup, promovido pela Acelera Serra em Caxias do Sul, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio nos Pavilhões da Festa da Uva contará com uma parceria inédita com o PACSCRAP, aplicativo criado em 2018 com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em aterros sanitários e lixões. A startup criadora da plataforma, OSucateiro.com, reproduzirá em pequena escala o potencial da ferramenta para o gerenciamento do lixo das cidades, criando um encontro 100% sustentável. Presente em mais de 90 países e disponível em três idiomas, OSucateiro.com é um sistema global de gerenciamento de sobras e ociosidade nas organizações. A startup permite que empresas coloquem de volta no mercado equipamentos sem uso e até mesmo espaços ociosos. Recentemente selecionada pelo programa de aceleração InovAtiva Brasil, a organização é responsável pela criação do PACSCRAP. Para reproduzir o sistema no Mind7 Startup, a equipe mapeou os Pavilhões da Festa da Uva, onde o evento será realizado, para definir como deveriam estar posicionados os sistemas de coleta de resíduos. “Contatamos as empresas que estarão presentes na praça de alimentação para entender quais tipos de resíduos cada uma produzirá. Com base nisso, definimos os locais estratégicos para os pontos de lixeiras. Não faria sentido um lixo orgânico em um local de palestras, por exemplo”, explica Rafael Valentini, CEO do OSucateiro.com.

Com base no mapeamento, foram definidos 50 pontos de lixeiras no local, sendo que três são ecopontos para lixos eletrônicos. Em cada um deles, será disponibilizado um totem com QR Codes, por meio dos quais será possível tirar dúvidas sobre o correto descarte de cada material. Em determinados intervalos, catadores de material reciclável recolherão o lixo para uma estação de reciclagem, onde será feita a separação adequada dos materiais. “Nosso objetivo é promover a consciência sobre a necessidade de as cidades reorganizarem a produção e o destino dos resíduos”, comenta Rafael. “Por meio dessa experiência ‘micro’, queremos mostrar que empresas, cidadãos e toda a sociedade podem se beneficiar desse processo, tanto social quanto economicamente”.

Todo o lixo produzido durante o Mind7 Startup será vendido para parceiros do OSucateiro.com – o lixo orgânico será destinado a um projeto de compostagem e os recicláveis serão disponibilizados para venda por meio da plataforma. Em escala “macro”, a perspectiva do PACSCRAP é gerar até 60% de economia para o poder público na gestão de resíduos sólidos.

Serviço – Mind7 Startup

Data: 17 e 18 de maio de 2019 Horário: das 8h às 18h Local: Pavilhões da Festa da Uva Mais informações: http://www.mind7startup.com.br/

Sobre o PACSCRAP

Criado em 2018 por iniciativa de OSucateiro.com, maior plataforma de gerenciamento de resíduos empresariais, o PACSCRAP – O APP do Lixo Zero é um aplicativo que tem como objetivo educar, fiscalizar e mapear os resíduos gerados nas cidades. A plataforma educa os cidadãos sobre o correto descarte e separação do lixo e leva informações geográficas para catadores, recicladores e empresas sobre materiais descartados em uma determinada região. A partir de parcerias com órgãos públicos e privados, a plataforma pretende reduzir o descarte em aterros sanitários e lixões, gerando até 60% de economia para o poder público na gestão de resíduos sólidos.

Sobre OSucateiro.com

No mercado desde 2016, a plataforma OSucateiro.com é um sistema global de gerenciamento permanente de sobras e ociosidade para organizações. Ativo em mais de 90 países e disponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), a empresa é uma das integrantes da Rede de Pacto Global da ONU e levanta a bandeira dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de reverter a evolução ruim do planeta.

Sobre oAcelera Serra

Criada em 2014, a entidade busca fomentar o universo das startups e tem como finalidade conectar empreendedores em um ambiente ideal para geração de relacionamento. Para a entidade, o objetivo é fomentar empresas inovadoras, pois as startups apresentam-se como excelente alternativa de investimento e propulsoras de desenvolvimento econômico.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Av. Rubem Bento Alves – Universitário, Caxias do Sul – RS, 95032-170

Sou investidor