Marketing 4.0: prepare a sua startup para essa realidade

A maneira como empresas/marcas e seus consumidores se relacionam mudou completamente com a chegada do Marketing 4.0. Os consumidores passaram a ter decisão de compra a partir das informações que têm acesso na internet.

Dessa forma, os empreendedores precisam entender a importância do Marketing para suas startups, conhecendo essa estratégia inovadora.

Afinal, o que é o Marketing 4.0?

É um conceito criado e apresentado por Philip Kotler, no livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital” lançado no ano de 2016. A obra tem como co-autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, que também escreveram Marketing 3.0, com Kotler.

Marketing 4.0 refere-se ao marketing trabalhado atualmente, devido à força e relevância da internet na vida das pessoas.

A enorme quantidade de informações disponíveis na internet é facilmente encontradas por usuários e consumidores. Sendo assim, eles podem realizar pesquisas sobre produtos, empresas e marcas.

Além disso, podem pesquisar pelas opiniões de consumidores que já compraram produtos ou contrataram serviços de uma determinada empresa. E essa fator é global, ou seja, consumidores de todo o mundo podem conhecer as opiniões de consumidores de qualquer parte do planeta.

Assim, essas informações de fácil acesso são um benefício para os consumidores. Entretanto, já que marcas e empresas podem ser encontradas com simplicidade, é necessário criar estratégias para que o seu negócio prevaleça frente aos concorrentes.

O Marketing 4.0 auxilia na conquista de consumidores!

É fato inquestionável que há uma grande quantidade de empresas no ambiente digital, bem como diversos estímulos se apresentando aos consumidores, dificultando suas decisões de compra.

Portanto, é imprescindível que as marcas sejam relevantes e atrativas a fim de cativar consumidores através de seu percurso de consumo.

Como aplicar a metodologia em uma startup

São várias as formas de pôr o Marketing 4.0 em ação em uma startup. Duas boas apostas são o storytelling — com a criação de histórias relevantes — e o Marketing de Conteúdo. Essas estratégias contribuem para aguçar a curiosidade sobre a marca.

Os anúncios e as campanhas publicitárias dão lugar a materiais relevantes e que agregam valor à imagem do negócio. Assim, o caminho inicia com a criação de uma persona para a marca, com comportamentos e valores. Além disso, é necessário identificar e reforçar, de forma estratégica, os canais usados pelos consumidores.

Por fim, é fundamental que a startup se adapte e acompanhe as tendências de mercado do Marketing 4.0. A empresa deve falar a mesma língua que seu público, para que ele a veja como referência e construa uma relação emocional com a marca.

17 e 18 de maio


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